11.29.2005

Cartaz eleitoral - Soares


O fundo é branco, têm o brazão da bandeira portuguesa e a indicação do sitio eleitoral do candidato na internet. A novidade em relação aos restantes está na mensagem. É de dois tipos:

1 - «Porque acredita em Portugal» ; «porque sabe unir os portugueses»

Os verbos da mensagem aparecem destacados - em tamanho e côr (azul no original). Em ambos os cartazes Soares surge de fato e gravata, de pé, tronco e membros superiores focados e quer dar a ideia de conciliador, apaziguador de conflitos, mediador de partes em desacordo. Numa altura em que as greves saltam diariamente à vista dos portugueses e o Governo continua a enfrentar o mal-estar corporativo - médicos, farmaceúticos, militares, magistrados, professores - o «velho leão» trás ao de cima a sua faceta diplomática. Diz que acredita no futuro e que saberá unir. Mensagens simples, ambicionadas pelos portugueses mas que entraram em verdadeira contradição com o seu discurso inicial: truculento, pela negativa, de ataque, mal-dicência de Cavaco e, acima de tudo, de culto do medo em relação a uma possível vitória do candidato da direita. Soares sentiu, mais tarde, necessidade de inverter o discurso. De lhe retirar a carga negativa. Fez bem porque se se quer impôr terá de ser pela positiva. De Santana nas legislativas a Vasco Rato, em Vila Franca, nas autárquicas, fica a certeza de que o eleitorado português não acolhe bem, por norma, as campanhas negativas.

2- «Porque sabe ouvir os portugueses»
Aqui a ideia mantém-se altera-se apenas o verbo e a postura de Soares. Está de camisa e camisola, mais descontraído, mais próximo do admirador. Braços cruzados e olhar expectante. Como um médico que no seu consultório aguarda pelo paciente. Em boa verdade o país anda deprimido e talvez o divan fosse mais aconselhado. Mas a mensagem passa: Soares vem à luta pela mudança, dá a cara - o que nem todos podem dizer -, e quer ouvir e unir os portugueses porque acredita no futuro.

Os constantes episódios com Alegre revelam no entanto que Soares tarda em unir e ser consensual dentro da sua própria casa - o Partido Socialista. Quanto mais fora dela. Cartazes mais eficazes que a restante campanha.